Viena,
Áustria
13
de Fevereiro de 1901 - 30 de Junho de 1976
Paul Lazarsfeld doutorou-se em Matemática
Aplicada pela Universidade de Viena m 1925. E, 1929 fundou um instituto de
pesquisa para Psicologia Social Aplicada na capital Austríaca. Em 1993 foi para
os Estados Unidos, onde foi diretor do Gabinete de Pesquisa Radiofônica da
Universidade de Princeton, após receber um fundo para a pesquisa sobre
Sociologia e Psicologia associada à comunicação.
Em 1940mudou para a
Universidade de Columbia onde continuou com seu projeto, aqui seu gabinete
recebeu o nome de “Bureau of Applied Social Research”.
Ainda em Columbia foi
docente do departament de Sociologia até 1970. Lazarsfeld foi precursor de uma
corrente de estudos da comunicação iniciada em 1940.
Entre 1946 e 1953 se
integrou ao grupo reunido sobre o nome de Macy conferences, contribuindo assim na
consolidação da Teoria Cibernética junto de diversos outros cientistas.
Faleceu
em 30 de junho de 1976.
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Principais
Ideias
Paul Lazarsfeld foi um dos mais importantes
sociólogos do século XX, responsável por grandes contribuições científicas no
campo dos estudos de mídias de massa, marketing político e opinião pública.
Ele
foi um dos fundadores da análise norte-americana sobre os meios de comunicação
e seus efeitos na formação da opinião pública. Em duas de suas principais
obras, “The Peolple Choice” e “Voting” , o autor analisa e explora como a
comunicação de massas é capaz de influenciar o eleitor na decisão de voto.
O principal meio estudado por Lazarsfeld
foi o rádio. Através de uma análise empírica, estudou seus mecanismos de
influencia social, e relacionou o nível de informação da audiência do rádio.
Publicou em 1955 juntamente com Elihu Katz, a obra “The part played by people
in the flow of man communications”, que foi o resultado de uma investigação feita
sobre a influência dos meios de comunicação sobre os líderes de opinião e sobre
a opinião pública.
Em seus estudos, Lazarsfeld descobriu que
as respostas do público para as mensagens da mídia eram influenciadas pelas
relações sociais, e que a maioria das pessoas (interrogadas para suas
pesquisas), baseavam seu voto nos chamados líderes de opinião _pessoa públicas
que passam a ter mais exposição que outras.
Segundo o pesquisador, o fluxo de
informações transmitidas pelos meios de comunicação de massa, não atingem o
público de maneira direta, mas através desses formadores/líderes de opinião, ou
seja, de acordo com a teoria do fluxo de
duas fases, desenvolvida por Lazarsfeld, as mensagens midiáticas seguem um
fluxo indireto em virtude das configurações de pertencimento dos indivíduos.
Líderes de Opinião:
Líder de opinião ou Formador de opinião, é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar e
modificar a opinião de
outras pessoas nos campos político, social, moral, cultural, econômico, esportivo, alimentar,
etc. As opiniões podem pertencer
a grandes grupos do pensamento humano, como opção religiosa,
tendência política, comportamento sexual, torcidas esportivas,
preferências pessoais, etc.¹
Na
publicidade é evidente o uso de líderes de opinião. São diversos anúncios, onde aparecem figuras públicas de
referência, que ao apresentarem um determinado produto ou serviço, acabam por nos
fazer ouvir e prestar mais atenção ao comercial. No refenrendo
sobre a comercialização de armas de fogo e munição, por exemplo, realizado em
2005, nos comerciais a favor do desarmamento foram usadas figuras de artistas
como Angélica, atrizes como Maite Proença e Fernanda Montenegro, já nos vídeos que mostravam a opinião oposta
apareciam pessoas “comuns”, desconhecidas. O que é certo é que o uso de uma
figura famosa, faz com que o público tenha outra percepção para a publicidade
(seja ela de que tipo for), e há uma chance maior de conquista e até mesmo
convencimento desse público.
Vídeo da campanha a favor do desarmamento no Referendo de 2005:
1 Extraído de Wikipédia
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Principais
Obras
Entre as obras de Paul Lazarsfeld destacam-se:
·
"The People's Choice"- 1944 (o mais
célebre de todos)
·
"Radio Listening in America" - 1948,
·
"Voting" - 1954".
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